A Região
O DOURO
A mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.
O Alto Douro é composto essencialmente pela Região Demarcada do Douro, numa área de mais de 200 000 hectares entre Barqueiros (concelho de Mesão Frio) e Barca d’Alva (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo), no sentido oeste – leste. Esta região foi criada em 1756, no reinado de D. José I, pelo seu primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (posteriormente, Marquês de Pombal).
É a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.
Hoje em dia abrange, protege e promove a Denominação de Origem Controlada dos Vinhos do Porto e Douro, e está inserida na região do Alto Douro Vinhateiro, a qual, no ano de 2001 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.
Em resultado da intensa actividade vitivinícola na região, este escritório exerce há cinquenta anos uma reconhecida prática profissional no âmbito do direito laboral inerente à referida exploração vinhateira, sendo que, nesta Região do Douro vigora direito laboral com regras muito específicas, algumas mesmo consuetudinárias, e que só se aplicam nos Tribunais de Trabalho da Região.
Por outro lado, e tendo presente o crescente interesse (nacional e internacional) de compra e venda de imobiliário no Douro, é matéria que tem tido muita procura neste escritório, do ponto de vista de consultoria e aconselhamento jurídico, incluindo as inerentes questões fiscais associadas às transacções imobiliárias, bem como às compras e vendas de sociedades comerciais e participações sociais, quase sempre num contexto de preparação de sucessões familiares.
O Douro é secular e por isso sempre carente de uma abordagem jurídica de Confiança, que perceba que as decisões das Família vão para além de gerações.
A BEIRA ALTA
A Beira Alta (que inclui o distrito de Viseu e Guarda) é uma província histórica situada no centro de Portugal, e cuja capital é Viseu, onde temos escritório em parceria com a “Cavaleiro Associados”.
Esta província está delimitada a Norte com Trás-os-Montes e Alto Douro (onde se situa o escritório original de Lamego), a Noroeste com o Douro Litoral, a Oeste e Sudoeste com a Beira Litoral, a Sul com a Beira Baixa e a Este com Espanha.
No distrito de Viseu situa-se a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com uma acentuada vertente económica e industrial, com diversos parques empresariais e industriais, como sejam Viseu, Castro Daire, Oliveira de Frades, Sátão, Tondela, Nelas, Carregal do Sal e Santa Comba Dão.
Em resultado desta intensa actividade empresarial e industrial, o escritório de Viseu tem uma reconhecida prática profissional no âmbito da Advocacia das Empresas e Negócios, e apoia recorrentemente estruturas societárias / empresariais em áreas corporate, laboral, contratual, fusões e aquisições, marcas e patentes.
Por outro lado, também aqui se situa a Região Demarcada do Dão, criada há mais de um século e onde se pratica vitivinicultura, com reconhecido mérito a nível nacional e internacional. É considerada a primeira região demarcada e regulamentada de vinhos não licorosos no país.
Em resultado desta intensa actividade vitivinícola na região, este escritório exerce há mais de cinco décadas uma reconhecida prática profissional no âmbito do direito laboral inerente à referida exploração vinhateira, e por outro lado, tendo presente o crescente interesse (nacional e internacional) de compra e venda de imobiliário nas regiões vitivinícolas, é matéria que tem tido muita procura neste escritório, do ponto de vista de consultoria e aconselhamento jurídico, bem como compras e vendas de sociedades comerciais e participações sociais.
A região de Viseu Dão Lafões é secular, mas ao mesmo tempo, e agora, com um forte incremento de modernidade e evolução diária do ponto de vista económico e industrial, e por isso sempre carente de uma abordagem jurídica actualista e de pró-actividade, que perceba os Interesses e Objectivos dos Clientes.